© 2014. Gracie Barra Beltrão. All Rights Reserved. Designed by Cleberson Vieira

O que significa OSS?

 

No mundo das artes marciais, principalmente no jiu-jitsu, sempre se ouvirá  a palavra OSS. Quando o Mestre conclui um ensinamento, ao reverenciar o Grande Mestre Carlos Gracie, quando uma missão é dada, a resposta não pode ser diferente. A falamos todos os dias, algumas vezes  você está tão acostumado que quando um colega fora dos tatames vem falar com você o OSS sai naturalmente.

 

Diferente da naturalidade com que a citamos todos os dias, grande parte das pessoas, praticantes ou não, ainda não conhecem o verdadeiro significado dessa palavra. Ela pode ser novidade no vocabulário de alguns, mas já está presente na arte suave há milênios. Criada na Escola Naval Japonesa universalmente para expressões do dia a dia, como: “obrigado”, “por favor”, “desculpe”, “licença” etc, o Oss ou Ossu (em japonês)  é a abreviação de Onegai Shimassu que significa solicitação ou pedido.

 

Uma segunda definição de OSS, também conhecido como OSSU (não faz diferença de como se escreve em português), significa Oshi Shinobu, cuja idéia (pois a tradução ao pé da letra não condiz com o contexto) é a de "perseverar enquanto se é empurrado", ou seja, não desistir jamais, ter determinação, disposição e suportar o mais árduo dos treinamentos, continuar sem desistir, sob qualquer pressão.

Por isso, no inicio da luta/combate, o artista marcial grita, invoca, emana o Oss, como forma de liberação desse sentimento, muito embora em muitas fontes, o Oss é definido como uma manifestação da energia ki, ou seja, um kiai diferente, indicando que já se esteja pronto para a luta.

Segundo Miyamoto Musashi, no livro go rin no sho (livro dos cinco anéis), existiam 3 tipos de gritos utilizados pelo Samurai: 1 antes do combate, para mostrar energia, 2 durante o combate, na hora de atacar, para obter mais força (kiai) e 3 depois da luta, para comemorar a vitória ou urrar a derrota.

O Oss além de demonstrar o espírito de força e a determinação antes da luta, é também utilizado para indicar ou confirmar uma informação, assim sempre que o Sensei perguntar ou informar algo, responde-se OSS, uma resposta que indicará o entendimento ou a confirmação do entendimento. 

 

Fora do cotidiano japonês o OSS está no vocabulário mundial do jiu-jitsu, mas com outro sentido, dito de outra maneira. No templo sagrado da arte suave ela é pronunciada, não só pela garganta, mas pelo coração. A rigorosidade presente na sua pronuncia demonstra respeito, compromisso e confiança.

 

Entendeu o significado? Agora é hora de ir para o treino e ao pisar no tatame deixe o coração falar e diga: OSS!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload