top of page

Como cuidar do seu kimono de Jiu Jitsu

O kimono é nossa segunda pele e como tal devemos ter cuidados com a limpeza e higienização dele. Ninguém gosta de rolar com alguém que o Kimono já asfixia pelo cheiro de suor e além disso, alguns cuidados podem aumentar a durabilidade do mesmo.


Com esses cuidados você também evitará algumas doenças, bacterias e alergias que podem afetar sua saúde. O kimono é a extensão do corpo do lutador, portanto deve ser bem cuidado, mostrando respeito a si mesmo, ao professor e aos companheiros de treino.

1. Tenha Kimonos suficientes para o seu ritmo de treino

Não existe mágica, se você treina mais de uma vez ao dia, todos os dias da semana, seu kimono não secará a tempo do proximo treino e naturalmente ficará sujo e desgastado. Um kimono pra você será pouco! Com apenas um kimono você poderá treinar a semana inteira (lavando-o no final de semana), para treinos mais intensos tenha no mínimo 2 kimonos, e intercale a utilização dos mesmo

2. Seu kimono de jiu jitsu deve ser lavado sempre

O suor é ácido úrico, altamente corrosivo ao tecido do kimono de jiu jitsu,o suor é mais maléfico do que alvejantes, cloros e similares, por isso, recomendamos a lavagem do kimono toda semana, nos intervalos das lavagens estenda-o em local arejado, deixando-o aberto para melhor ventilação, tornando deste modo a evaporação do suor mais eficiente.

3. Cuidado com o uso de produtos químicos

Não utilize alvejantes, cloro ou similares na lavagem do kimono, pois com esses produtos o tecido do kimono diminuirá a sua vida útil, perdendo resistência e ficando sucetível a rasgos. Lavar com os produtos certos é tão importante quanto lavar o kimono.

4. Utilize água fria para lavar seu kimono

Lave seu kimono pelo avesso, smepre com água fria, pois a água quente ajuda a fixar a sujeira e manchas de sangue.

5. Como secar o kimono de jiu jitsu?

Não coloque seu kimono para secar ao sol, eque sempre a sombra e em local ventilido, o calor faz com que as fibras enrijeçam, fique com o aspecto áspero, podendo deixar marcas no atleta ao utilizá-lo nos treinos, o calor também faz com que o kimono encolha com maior facilidade.

6. Pode-se utilizar amaciante na lavagem do kimono

Você poderá usar amaciante, mas dê preferência aos de composição neutra.

7. Cuidado com as máquinas de secar

Evite secar o seu kimono em secadoras, elas podem provocar o encolheminto do mesmo.

8. Não abafe o kimono suado

Nunca deixe seu kimono sujo dentro do porta malas do carro, jogado em um canto de casa ou dentro da mochila de treinos, o kimono abafado e sujo ficará com cheiro insuportável, além de ser terreno fértil para proliferação de bactérias.

9. Dicas para lavar kimonos brancos

Você poderá utilizar bicarbonato de sódio – medida de 1/2 ou 1 copo americano – por kimono a ser lavado, colocando junto com o sabão em pó ou amaciante neutro, após a lavagem, isso ajuda a deixa-lo ainda mais branco sem agredir o tecido.

10. Remendando os patches do kimono

Nunca utilize cola para fixar os patchs no kimono de jiu jiutsu, sempre custure.

11. Sempre treine com kimonos limpos

Isso é sempre uma grande demonstração de respeito ao seu professor, colegas de treino, sua equipe e principalmente você mesmo.

12. Kimono não se empresta

Não empreste o seu kimono, ele é a sua armadura e de uso pessoal, mas caso o faça, não o utilize antes de lava-lo, pois pode ocorrer transmissão de bactérias e fungos que fazem mal a saúde.

ARMADURAS DE GUERREIROS DE VERDADE, SÓ NA GB SHOP HTTP://WWW.GBSHOP.COM.BR

Fonte: http://www.aprendajiujitsu.com.br/cuidados-kimono-de-jiu-jitsu/

https://guriasnotatame.wordpress.com/2013/07/02/cuide-do-seu-kimono

bottom of page