top of page

Amadurecimento também é Jiu-Jitsu!

Amadurecimento também é Jiu-Jitsu!


Praticar Jiu-Jitsu exige muito mais que treinamentos técnicos e golpes bem executados, treinar a arte suave requer amadurecimento constante.


A prática demanda que os lutadores aprendam a tomar decisões acertadas sob pressão – algo que fazemos diariamente diante de tensões.


A capacidade de tomar decisões se coloca diretamente ligada ao nosso nível de amadurecimento. Uma pessoa imatura não está apto para tomar decisões coerentes e acertadas.


Para o Jiu-Jitsu é importante que constantemente sua maturidade seja revista e que se possa acrescentar aprendizados a ela. O grande benefício disso tudo é que o amadurecimento é levado para a rotina diária, esquivando-se do estresse causado pelas escolhas equivocadas.


Jiu-Jitsu e maturidade


No Jiu-Jitsu, culturalmente, a graduação ou cor da faixa reflete a maturidade de um lutador, ou seja, a capacidade de assumir responsabilidades, uma qualidade adquirida mediante os anos de preparação para lidar com as tensões do dia a dia. Ter a capacidade de reagir com charme e espontaneidade em momentos de tensão é característico do artista marcial.


Segue 12 fatores selecionados que ajudam a administrar o nível de tensão do dia a dia e que irão contribuir para você adquirir maturidade no tatame e na vida.

1. Cuide da sua saúde

Um dos maiores legados do grande mestre Carlos Gracie foi a associação do Jiu-Jitsu a um estilo de vida saudável. O corpo doente é um corpo tenso e o cuidado com a saúde será fundamental para lidar com as inevitáveis contusões que a vida nos reserva.


2. Dedique-se ao treinamento técnico

Somente a técnica nos prepara para desafios duradouros, pois vai poupar nossa energia para que seja utilizada em momentos críticos. No entanto, toda técnica deve ser treinada de forma estratégica e o movimento deve ser vivenciado intensamente. Lembre-se: educação não tem sentido se ficar apenas no campo teórico.


3. Lute pelos seus direitos

Saber se defender, dentro da lei, para não perder a razão é fundamental para quem um dia quer ser chamado de mestre. Ninguém merece viver como um delinquente fugitivo, ao mesmo tempo em que nenhum sistema de defesa pessoal aborda tão bem o direito à legítima defesa como o Jiu-Jitsu. Saiba agir com sabedoria.


4. Preze o cavalheirismo e a diplomacia

O cavalheiro tem o poder de resolver conflitos de forma diplomática sem ter de ostentar sua força ou entrar em disputas desnecessárias.


5. Esteja preparado fisicamente

É impossível dissociar o corpo físico da emoção psicológica. Suas iniciativas estarão diretamente ligadas à percepção de que o movimento é viável. O próprio entendimento na luta depende da ação corporal, e o seu preparo físico vai ajudar nesse sentido.


6. Valorize o esforço

A partir do momento que entendemos que o mérito está no esforço, perde-se o sentido do medo da derrota ou do fracasso.


7. Enfrente os problemas

Essa vivência rotineira nos mostra que as vitórias e derrotas sempre acontecem no momento certo. O importante é nunca virar de costas para um problema, pois ele nos perseguirá eternamente.


8. Acredite!

É impossível estar 100% preparado ou ter controle absoluto sobre todas as variáveis de um problema. Sem dúvida acreditar na sua capacidade de impactar o universo de forma criativa e inusitada é fundamental para aliviar seu estresse em momentos críticos.


9. Tenha espírito de equipe

Quando existe um comprometimento mútuo com a evolução do grupo sabemos que ninguém precisa puxar o tapete de ninguém. Promova a fraternidade, a igualdade e a liberdade para conviver harmoniosamente e de forma comunitária.


10. Tenha disciplina

A conduta disciplinada mantém a força do propósito e nos faz realizar com mais segurança e resiliência as tarefas mais árduas.


11. Preze a paixão, mas seja virtuoso

A paixão nos dá forças além da nossa capacidade física e traz sentido às nossas vidas. No entanto, assim como ela pode nos levar a fazer coisas maravilhosas, pode nos levar por caminhos não tão virtuosos e vícios. A paixão nos move, mas a virtude é que deve nos nortear.


12. Tenha equilíbrio

A busca constante pelo equilíbrio do corpo durante o processo de estabilização do movimento, nos treinos diários, reflete inconscientemente de forma positiva no controle emocional do praticante de Jiu-Jitsu.



Conheça a Gracie Barra Beltrão!

Endereço: Travessa Frei Deodato, 77, Centro - Francisco Beltrão/PR - ao lado do Chiquinho Sorvetes

Venha tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais do Jiu-Jitsu com o professor Alvaro Francescon!

Fone: (46) 3035 0400 ou (46) 99903 0400



Fonte:

http://www.graciemag.com/2017/01/09/dica-de-treino-13-dicas-para-voce-desenvolver-sua-maturidade-como-lutador-de-jiu-jitsu/


bottom of page