top of page

Açaí: 10 motivos para incluir na dieta


O açaí é uma fruta encontrada tipicamente no norte do Brasil, nas florestas tropicais da amazônia. É uma fruta rica em proteínas, fibras, lipídios e uma excelente fonte de vitamina C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de Fósforo, Ferro e Cálcio.


Até o começo dos anos 1980, esse alimento circulava mais na região norte do país, fazendo grande diferença na alimentação e na cultura do povo local, com grande importância econômica. Entre os anos 1980 e 1990 passou a ser introduzido de maneira geral no mercado nacional. E, no últimos tempos vem ganhado espaço e sendo cultivado em diversos outros estados do país.


Um dos motivos de ter ganhado consumidores em todo o país e também fora dele, são os benefícios para a saúde. Vejamos alguns benefícios trazidos pelo consumo adequado do açaí.


1) Previne osteoporose: é rico em cálcio e potássio.

2) Previne e combate a anemia: possui ferro, fósforo, além de outros minerais.

3) Fonte de energia: possui carboidratos, ideal para aumentar a massa muscular e também repôr, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos, realizando assim uma ótima recuperação pós-treino.

4) Reduz o colesterol: antocianinas presentes na fruta ajudam a controlar o colesterol LDL

5) Previne a aterosclerose (endurecimento das artérias): inibe a produção de citocinas pró-inflamatórias. Os benefícios de redução do colesterol mencionados acima também contribuem para o papel do açaí na manutenção de um coração saudável.

6) Rico em antioxidantes: benéficos porque lutam contra os radicais livres, com isso há uma grandes baixas nas quantidades associadas com as taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

7) Melhora o sistema imunológico: ligado aos antioxidantes e ao alto nível de vitamina C

8) Anti-inflamatório natural: pode ser um aliado em doenças como asma e doenças auto-imunes. Um estudo revelou que o açaí pode ser um inibidor de COX-1 e COX-2 inibidor natural, o que significa que ele pode ajudar a inibir a dor e a inflamação, sem os efeitos colaterais ou prescrição de COX-1 e COX-2.

9) Previne o envelhecimento: devido aos antioxidantes, flavonóides e antocianinas protegem as células dentro do corpo e pode reduzir a degeneração das células, ajudando a manter o corpo saudável e jovem.

10) Perda de peso: algumas pesquisas indicam que como a fruta contém aminoácidos, eles podem regular um metabolismo.



Aproveite os dias de calor para consumir a poupa do açaí gelada. Além de saboroso é perfeito para os atletas pré ou pós treino!



Conheça a Academia Gracie Barra Beltrão na Tv. Frei Deodato, 77, Centro - ao lado do Chiquinho Sorvetes!

Aguardamos a sua visita!

Fontes:

http://www.treinomestre.com.br/os-beneficios-acai-e-cuidados-com-o-consumo-em-excesso/

http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-do-acai-para-saude/

http://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-acai-para-que-serve-e-propriedades/

bottom of page