Quer apostar em um alimento com vários benefícios? Vai na chia

September 19, 2017

 

Quer apostar em um alimento com vários benefícios? Vai na chia

 

 

Comer bem é apenas o primeiro passo para transformar uma vida por completo. Ao optar por mudar a sua alimentação, um indivíduo deve saber não apenas sobre a quantidade, mas da qualidade do que se consome. Esses dois fatores são muito relevantes, principalmente, quando falamos sobre as sementes, em especial sobre a chia.

 

Originário do México e Colômbia, o grão da chia já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. Trata-se de uma verdadeira fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

 

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Conheça a seguir os 10 Principais benefícios deste Super Alimento. 

1- Ação anti-inflamatória: o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.

2 – Ação antioxidante: combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

3 – Contribui com o controle do diabetes: graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.

4 – Ajuda nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal: por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

5 – Ajuda na redução do risco de doenças:  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

6 – Combate a constipação: ajuda com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

7 – Controle da pressão arterial: porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.

8 – Saúde cerebral: rica em omega 3, os ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas: ajuda na recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos: fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

 

 

 

Fonte: http://graciebarra.com.br/2017/06/semente-chia/

 

 

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