© 2014. Gracie Barra Beltrão. All Rights Reserved. Designed by Cleberson Vieira

Quer apostar em um alimento com vários benefícios? Vai na chia

September 19, 2017

 

Quer apostar em um alimento com vários benefícios? Vai na chia

 

 

Comer bem é apenas o primeiro passo para transformar uma vida por completo. Ao optar por mudar a sua alimentação, um indivíduo deve saber não apenas sobre a quantidade, mas da qualidade do que se consome. Esses dois fatores são muito relevantes, principalmente, quando falamos sobre as sementes, em especial sobre a chia.

 

Originário do México e Colômbia, o grão da chia já fazia parte do cardápio dos nossos ancestrais há alguns séculos, sendo reconhecido como um excelente alimento. Trata-se de uma verdadeira fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

 

A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Conheça a seguir os 10 Principais benefícios deste Super Alimento. 

1- Ação anti-inflamatória: o  grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.

2 – Ação antioxidante: combatendo a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e também resultam no desenvolvimento de algumas doenças.

3 – Contribui com o controle do diabetes: graças ao alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia pós prandial (pós refeição). As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda e muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada.

4 – Ajuda nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal: por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso  no estômago, tornando a digestão mais lenta e  resultando num aumento de saciedade. Isso favorece uma melhor seleção dos alimentos nas refeições seguintes, bem como redução nas quantidades, uma vez que reduz apetite.

5 – Ajuda na redução do risco de doenças:  cardiovasculares,diabetes, dislipidemia em indivíduos que apresentam sobrepeso, isso também por melhorar a resistência à insulina e perfil lipídico. Os indivíduos obesos ou que apresentam sobrepeso já tem fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

6 – Combate a constipação: ajuda com a boa saúde intestinal, isso também pela quantidade de fibras que fornece.

7 – Controle da pressão arterial: porque o ômega 3  presente tem efeito anti-hipertensivo.

8 – Saúde cerebral: rica em omega 3, os ácidos graxos poli-insaturados são componentes da estrutura das células nervosas, podendo também melhorar a memória, reduzir a ansiedade e depressão.

9 – Ajuda a melhorar a resistência e rendimento de atletas: ajuda na recuperação muscular no pós treino, isso por causa da presença de proteínas vegetais, ômega 3 e também a presença de minerais que são perdidos pelo suor.

10 – É um poderoso alimento para incluir nas dietas de vegetarianos: fonte de proteínas vegetais. A qualidade da proteína é excelente, contendo muitos aminoácidos essenciais.

 

 

 

Fonte: http://graciebarra.com.br/2017/06/semente-chia/

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload